Como sabemos, as nozes em geral são frequentemente consideradas como parte de uma dieta saudável – e por uma boa razão. Muitas contêm gorduras saudáveis que desempenham um papel em tudo, desde seu cérebro até a saúde do seu coração. O que talvez você não saiba é que tem um tipo de noz que ajuda a combater uma série de condições de saúde, incluindo diabetes. E sim, é nossa queridinha macadâmia.
Apesar de ser, entre as nozes, a mais calórica, é a que oferece diversos nutrientes saudáveis como proteínas, fibras, tiamina, manganês e um pouco de cobre. Além disso, tem um baixo índice glicêmico, sendo segura para as pessoas com problemas de açúcar no sangue.
Os ácidos graxos monoinsaturados, o tipo de gordura predominantemente encontrada nas nozes de macadâmia, desempenham um papel importantíssimo no manejo de condições como a síndrome metabólica e a diabete. A síndrome metabólica consiste em glicemia alta, pressão alta, colesterol HDL (bom) baixo, triglicérides altos e excesso de gordura na barriga. Um estudo apontou que os fatores de risco metabólico foram significativamente reduzidos quando os participantes faziam uma dieta rica em ácidos graxos monoinsaturados. Em um outro estudo, feito com pessoas com diabete tipo 2, foi descoberto que o consumo de macadâmia ajudou a melhorar o controle glicêmico (concentração de glicose no sangue).
Portanto, aqui está mais um benefício riquíssimo da nossa noz favorita e por isso recomendamos tanto o consumo dela de diversas formas.
Estudos mencionados no texto: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4116170/ https://care.diabetesjournals.org/content/39/8/1448
